Como divulgar sua empresa na internet? – Parte 1

Chegou o novo site da Sabrina Festas
12/01/2018
WordPress 5.0
07/12/2018

Como divulgar sua empresa na internet? – Parte 1

A dúvida de muitos empreendedores é como divulgar sua empresa na internet, e aqui eu vou listar os meios mais conhecidos e de que forma você deve estudar cada meio de comunicação.

Depois de tudo montado, sua empresa começa a trabalhar e aí começa aquela outra fase: conseguir clientes. E parece fácil mas não é bem assim ter um cliente, uma série de fatores e caminhos podem ser trilhados antes daquela pessoa que mal conhecia sua empresa virar seu cliente.

Mas vamos ao que interessa, vou colocar a lista de como divulgar sua empresa na internet:

Redes Sociais

Sim, não tem como sua empresa ficar fora das redes sociais, mas qual delas devo optar? como escolher cada uma? O que posso fazer em cada uma delas? Calma, eu sei que você deve ter muitos questionamentos sobre isso e eu vou separar algumas dicas sobre as mais relevantes para empresas no momento:

Facebook

Sim, por mais que você não goste de redes sociais, estar fora delas pode ser estar afastado de seu cliente, por isso é importante você conhecer bem quem é ou será seu cliente para estar na comunidade certa.

E não basta só “estar” no Facebook, muitas das vezes quando começo a conversar com um cliente que me contrata para fazer planejamento de marketing digital, escuto dele: “Nós estamos no Facebook”.

Só estar lá não basta, interação é mais do que fundamental, por dois aspectos: se você não publica nada em sua página, deixa de aparecer na timeline de seus seguidores, e sim, aqui no Facebook, ser visto é ser lembrado!

Mas e como fazer para ser visto? São muitas as formas:

  • fotos de produtos e serviços;
  • comunicações de novidades, lançamentos;
  • divulgar ações da empresa;
  • contar novidades do setor em que sua empresa atua;
  • divulgar conteúdo de fornecedores, parceiros comerciais e marcas relacionadas ao seu negócio;

Isso só pra citar algumas das formas de divulgar sua empresa. O Facebook também te permite uma série de outras ações, como:

  • anúncios da sua página
  • anúncios que levem para o seu website
  • anúncios que permitem a pessoa fazer um download
  • anúncios que dão direito a um cupom de desconto
  • vendas online

Sim, só no Facebook já te dei boas opções do que fazer, mas lembre-se também que é importante além de fazer, ter consistência nas ações, persistência para obter resultados e saber falar a língua do seu cliente, são fundamentais para alcançar o sucesso.

Instagram

Ah esse é um dos verdadeiros “monstros” para muitos clientes, e porque o Instagram ainda gera tanta aflição assim? Como a rede só funciona via aplicativo para smartphones, muitas pessoas já se sentem intimidadas por não estarem acostumadas a usarem redes sociais via aplicativos.

Mas, o Instagram é para minha empresa? Eu preciso dele? Muitos clientes me questionam isso e o que eu respondo é o seguinte: você conhece seu cliente?

Se você conhece seu cliente, conhece seus hábitos de consumo e suas preferências, saberá me responder com facilidade se o seu cliente está no Instagram ou não?

Vocês sabiam que muitas pessoas hoje não trocam mais telefones e sim nome de usuários do Instagram? É só uma palavra pra lembrar! Lá você coloca suas informações, oferece um meio de ser encontrado, sem necessariamente precisar dar seu número de telefone.

Então te pergunto, será que não seria bom do seu cliente ter seu contato por lá? conseguir enviar mensagens, fazer compras e ver suas novidades por lá?

Exceto para empresas que tem seu foco no B2B (porque nesses casos nem sempre seu cliente ideal estará no Instagram) as demais empresas tem tudo para encontrar seus futuros clientes nessa rede.

Assim como o Facebook, é importante você ter uma disciplina e desenvolver uma estratégia de comunicação para a rede. A escolha de boas imagens é fundamental, pois estamos falando de uma rede em que uma imagem vale mais do que qualquer “textão”.

Outra boa oportunidade que a rede oferece são os “stories” que são excelentes pra mostrar novidades, ficam em destaque no dia e depois podem ser armazenados para criar uma espécie de “links rápidos”.

As transmissões ao vivo também auxiliam a empresa a se destacar no meio do mar de postagens, pois seus seguidores são avisados quando você inicia sua transmissão. Capriche na escolha do conteúdo, aumente a interação com seus clientes e prospects, gerando mais oportunidades de novos negócios.

Linkedin

Esta rede é outra que eu sempre vejo os clientes falando: “mas precisa mesmo?” Precisa sim!

O Linkedin está se tornando uma excelente plataforma para quem busca desenvolver negócios B2B, também é um excelente lugar para procurar novos colaboradores!

Nos últimos anos o Linkedin vem se transformando, ampliando as possibilidades de interações e incentivando a produção de conteúdo.

Sim, aqui é importante desenvolver o outro lado, aqui um bom “textão” pode ter mais atenção que uma bela foto mas com pouco conteúdo para acrescentar.

Mostrar os valores da sua empresa, demonstrar o conhecimento, o famoso “know-how” são formas bem atraentes de desenvolver a imagem da sua empresa na rede.

Você sabia que 74% dos prospects, escolhem a empresa que primeiro ajudou eles a encontrar uma solução para um de seus problemas?

Novamente reforço: estar onde seu cliente ou prospect está, é de suma importância para divulgar sua empresa na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *