No mês de outubro, o Studio 7.5, de Berlim (Alemanha), desembarca no Brasil para o lançamento oficial da cadeira Mirra 2, da multinacional de design em mobiliário Herman Miller. A vinda de dois designers do Studio (Claudia Plikat e Roland Zwick) faz parte de um tour promovido pela Herman Miller na Ásia, América Latina, Estados Unidos e Europa para apresentar mundialmente a nova cadeira de trabalho – esta é a primeira vez que o Brasil está confirmado para o circuito.
Cadeira Mirra 2
A convite da Herman Miller do Brasil, o Studio 7.5 fará uma palestra para arquitetos e clientes no dia 15/10 às 19h no showroom da ATEC Original Design, um dos distribuidores oficiais da Herman Miller no país e, no dia 16/10, às 9h30, irão se encontrar com estudantes de Design e Arquitetura da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), convidados e imprensa para a apresentação oficial da Mirra 2. Além de Claudia Plikat e Roland Zwick, fazem parte do time do Studio 7.5, Carola Zwick e Burkhard Schmitz.
Para Carla Barbosa, Diretora de Marketing da Herman Miller na América Latina, estar no roteiro mundial é reflexo de um momento cada vez mais estratégico da empresa no país. Há mais de 50 anos no Brasil, e há 15 anos atuando no país como subsidiária, hoje a maior parte das vendas no Brasil são de cadeiras corporativas, seguidas por estações de trabalho e os móveis clássicos. Em julho, a Herman Miller deu um novo passo no seu crescimento no Brasil: inaugurou um Centro de Distribuição em Diadema (SP). “Esse espaço garantirá às operações no Brasil mais autonomia, maior controle no processo de distribuição e a garantia do padrão de qualidade Herman Miller”, explica Carla Barbosa.
O tour reflete também um momento especial do trabalho que o Studio 7.5 realiza com a Herman Miller – em 2013, comemoram seu 21º aniversário e celebram o 20º ano de parceria com a empresa. Os quatro designers que formam o grupo — Claudia Plikat, Roland Zwick, Carola Zwick e Burkhard Schmitz — se descrevem como “parcialmente antropólogos”, pois dependem da observação precisa do ambiente feito pelo homem. Descobriram que desenhar cadeiras para ambientes de trabalho é algo particularmente recompensador, em parte devido à sua experiência ao trabalhar com a Herman Miller no projeto de suas cadeiras premiadas Mirra e Setu e, agora, na avançada Mirra 2.
E a criatividade do grupo começa junto com sua história. Quando iniciaram o trabalho em 1992, após a unificação da Alemanha, foi extremamente difícil encontrarem um espaço comercial em Berlim. Foi aí que pensaram em seguir por uma rota mais livre: alugar um caminhão de 7,5 toneladas que não exigisse nenhuma licença especial para ser dirigido. “Achávamos que poderíamos colocar nossa empresa nele e dirigir do local de um projeto para outro”, explicam. E assim surgiu o nome “Studio 7.5”. E, embora de fato não façam isso – conseguiram um espaço comercial – o nome permaneceu. Em Berlim, o escritório está à beira do Rio Spree, que corta toda a cidade histórica e está distante há apenas 5 km do Portão de Brandemburgo, símbolo da unificação alemã.
O grupo acredita, em primeiro lugar, que é preciso trabalhar em três dimensões quando se projeta produtos. Isso implica, segundo os designers, em não gastar muito tempo com desenhos elaborados em perspectivas. “Desenhos feitos por computador não expressam a sensação, o tato, o aroma”. E uma coisa que todos concordam é: adoram projetar mobília por conta do seu caráter holístico. Para eles, projetar cadeiras para escritório é o mais gratificante. “Definimos não apenas a aparência, mas o seu funcionamento, até as características da inclinação. Nos envolvemos com seu comportamento físico, porque beleza não é apenas o que se vê, é também o que se sente”.
A alegria que o grupo deriva de seu trabalho é evidente. E o lema é: “Se quiser ficar rico, vá trabalhar em um banco. Se quiser ficar famoso, vá roubar um banco. Mas se criar coisas é divertido para você, torne-se um designer e você será um rei. É a melhor profissão do mundo”.
Para o professor Milton Francisco, coordenador do curso de design gráfico e de produtos da FAAP, é motivador para a instituição sediar um evento de uma empresa que é referência internacional em tecnologia e inovação, como a Herman Miller. “Além de apresentarem seus projetos e a cadeira, poderão também compartilhar suas experiências com os alunos”, destaca, acrescentando que o design exerce uma função estratégica para as empresas dos mais diferentes setores. A FAAP foi a primeira instituição a implantar em 1967 o curso de design em São Paulo.
Conheça um pouco mais da Mirra 2 neste vídeo muito inspirador:
[youtube width=”600″ height=”365″ video_id=”enpvnU8ESsQ”]
AGENDA STUDIO 7.5 II TOUR HERMAN MILLER
PALESTRAS – LANÇAMENTO OFICIAL DA MIRRA 2 NO BRASIL
ATEC Original Design
Data: 15/10.
Local: Av. Brig. Faria Lima 1800 – 10º andar / Pinheiros.
Horário: 19h.
*Convidados
FAAP – FUNDAÇÃO ARMANDO ALVARES PENTEADO
Data: 16/10.
Local: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis / São Paulo.
Centro de Convenções da FAAP, prédio 5.
Horário: 10h
*Aberto a estudantes da FAAP, convidados Herman Miller e imprensa.