Pinoli é a semente extraída do “Pinheiro-manso” (pinus pinea), árvore originária da região de Mediterrâneo.
De difícil cultivo, estas sementinhas justificam seu preço. Lembrando amêndoa, de tamanho bem reduzido e de coloração bege, Pinoli é um ingrediente bastante caro. Em muitas regiões, sua extração continua sendo manual, trabalho digno da maior paciência que podemos imaginar. Retirar a pinha, abrir sua casca dura, atingir a semente, descascá-la e deixar própria para o consumo, não é para qualquer pessoa. O período de colheita também é pequeno, indo de 15 de Dezembro e 30 de Março
O Pinoli tem um alto teor de gordura monoinsaturada, além de ser rico em vitamina E, zinco, potássio e magnésio.
Utilizado em muitos pratos, tanto doces como salgados, Pinoli possui um sabor delicado e uma oleosidade única (ressaltados quando torrados) . Na Itália, é muito empregado em bolos e risotos, além de ser ingrediente fundamental do verdadeiro Molho Pesto.
Na culinária sírio-libanesa, onde é chamado de Snoubar, entra na composição de esfirras, legumes de forno, arroz, charutos recheados e sobremesas, tais como sorvetes, bolos, doces e tortas. O sabor que Pinoli adiciona a um quibe assado ou frito é impressionante.
Você encontra o pinoli, em lojas especializadas na venda de produtos árabes, geralmente em embalagens de 20g e também em lojas que vendem amêndoas, nozes e outros em granel.
Infelizmente seu preço é muito alto por aqui. Porém, quando forem preparar algum dos pratos citados acima, em uma ocasião especial, não pense duas vezes para fazer este pequeno sacrifício. Podem acreditar, o sabor que o Pinoli dará ao seu prato é uma coisa para nunca esquecer.
Com o uso massivo do Pinoli na gastronomia e pela sua dificuldade de obtenção, especialistas já afirmam que o Pinoli está começando a diminuir no meio ambiente, tirando o alimento que é consumido de esquilos até grandes ursos.
O biólogo Jonathan Slaght, da Sociedade de Conservação da Vida Selvagem publicou um alerta do desequilíbrio ambiental que o Pinoli causa e sugere que ele seja substituído nas receitas por: nozes, pistache, castanhas de caju e até amêndoas sem prejudicar o sabor das receitas originais.
17 Comments
Realmente bom e infelizmente é caro, muito caro. Eu que amo pesto sofro, ainda mais que o pesto que faco uso basicamente pinoli !
Realmente bom e infelizmente é caro, muito caro. Eu que amo pesto sofro, ainda mais que o pesto que faco uso basicamente pinoli !
Peço a gentileza de me infomerem, se possivel, onde posso encontrar os pinolis para comprar! Pois quero fazer a caponata siciliana. Obrigado e esperando
Elisabeth
Você encontra Pinolis em casas de produtos Gourmets ou em bons supermercados.
se estiver em são paulo … encontra nas lojas de especiarias ao redor do mercadão!
Elisabeth, você encontra nas Casas Pedro a R$ 188,00 o quilo.
Excelente produto com inigualável sabor…encontrei o produto em embalagem de 20 gramas da marca LA PASTINA, no Supermercados Pão de Açúcar…R$27,90.
Não pode substituir pelo nosso pinhão?
Cara Denise
Eu substituo por castanha-de-caju picada. Fica mais próximo da textura do pinoli.
Obrigado pela participação e um abraço!
e ninguem se preocupou com a informação que está se escasseando e prejudicando a fauna sua diminuiçao. o ser humano onde poe a mão só estraga
[…] preparei a receita de maneira fiel a do vídeo que me foi apresentado, inclusive utilizando pinolis, que aqui pelo Brasil tem um custo alto demais. Vocês podem utilizar outro ingrediente para […]
sabem o que é mais raro e mais valorizado mundo afora que o pinóli???
Nosso pinhão brasileiro, ele vêm da araucária que existe somente no Brasil e na região, diferentemente do pinoli encontrado em todo mediterrâneo
Logo é mais chique comer pinhão do que pinóli
No Natural da Terra dá pra comprar pinoli a granel, a quantidade que quiser. 🙂
Gostaria de saber se alguém já fez o molho pesto sem o pinoli, substituindo por outro ingrediente.
Olá, Amanda
Pode substituir por alguma castanha moída (castanha-do-Pará, pecan, etc.).
Obrigado pela participação no OBA e um abraço!
Vou testar com semente de girassol ou semente de abobora….quem sabe? Talvez seja ainda melhor do que com pinoli!!
Se pertence a família do pinhão então pode substituir pelo pinhão